01 jun 2012

A mais negra célula solar já projetada absorve 99,7 por cento de toda a luz

FutureLab_Blog Sem comentários

Cientistas da Natcore Technology criaram uma célula solar de silício preto com reflexão média de 0,3%, que a tornou a “mais negra” célula solar já projetada. Em comparação com as células solares mais eficientes atualmente existentes no mercado, o modelo da Natcore oferece uma redução de dez vezes a reflexão do espectro solar. O resultado é um aumento da eficiência energética, que poderia ajudar o poder solar a competir de forma mais eficaz com os combustíveis fósseis tradicionais.

Os cientistas criaram uma superfície preta em bolachas de silício, com o uso de processo relativamente simples de um banho líquido. A superfície porosa da bolacha revelou quase nenhuma reflexão, o que geralmente diminui a eficiência das células solares. A quase total “negritude” é importante para as células solares, porque quando menos luz é refletida, mais pode ser convertida em eletricidade.

blackcell02
As células solares negras de silício são capazes de produzir mais energia do que as células convencionais e, em uma gama de situações, as células são mais eficientes na parte da manhã e da tarde, quando o sol brilha em um ângulo, e assim superam as células com a tecnologia atual anti-reflexo em dias nublados. A diferença poderia ser ainda maior em grandes instalações solares.

A empresa, sediada em Nova Jersey, recebeu recentemente uma licença exclusiva do do Laboratório do Departamento Nacional de Energia Renovável (NREL) para pesquisa e comercialização de uma linha de produtos de silício preto, usando patentes NREL, que tinha baixado a reflexão para dois por cento, mas a Natcore conseguiu alcançar quase zero. Agora, a empresa tem trabalhado com dois gerentes de equipamentos para projetar uma ferramenta de produção e já tem clientes em potencial na Europa e na Ásia. Não apenas a energia solar pode se tornar mais eficiente, mas há benefícios para o ambiente, já que o processo da Natcore não conta com produtos químicos perigosos.

No related posts.

Sem comentários para “A mais negra célula solar já projetada absorve 99,7 por cento de toda a luz”

Comentários