14 fev 2012

Apple se torna o maior comprador de semicondutores em 2011

Futureblog Sem comentários

Os principais fabricantes de equipamentos eletrônicos continuaram a ser o centro do mercado de semicondutores em 2011, correspondendo a 105,6 bilhões de dólares em uma base de design, relativo ao mercado total disponível (TAM), equivalente a 35 por cento das receitas dos fornecedores de semicondutores para chips em todo o mundo, de acordo com a Gartner. Isso representou um aumento anual de US$1,8 bilhão, ou 1,8 por cento, desde 2010.

O design no TAM representa o teor de silício total em todos os produtos concebidos por um fabricante de determinado equipamento eletrônico ou em uma determinada região, enquanto comprar o TAM representa o teor de silício total adquirido diretamente por um fabricante de determinado equipamento eletrônico ou em uma determinada região.

tabela
“Os principais canais de crescimento em 2011 eram smartphones, tablets e unidades de memória de estado sólido (SSDs)”, disse Masatsune Yamaji, analista de pesquisas da Gartner. “As empresas que ganharam participação no mercado de smartphones, como Apple, Samsung Electronics e HTC, aumentaram sua demanda por semicondutores, enquanto aqueles que perderam quotas de mercado neste segmento, como Nokia e LG Electronics, reduziram sua demanda pelo produto. Os tablets foram também um canal de crescimento para o mercado de semicondutores ao longo de 2011.”

“Dada a estrutura rápida mudança competitiva da indústria de TI e eletrônica, nenhum fornecedor de semicondutores para dispositivos pode bancar apenas o acompanhamento das exigências dos líderes atuais do mercado”, disse Yamaji. “Os fornecedores precisam estar constantemente à procura de novos operadores no mercado que, por sua vez, serão os líderes de amanhã.”

semicondutores02
Entre os 10 melhores colocados ficaram três empresas das Américas, três da Ásia / Pacífico, três do Japão e uma da Europa, Oriente Médio e África (EMEA). A Apple lidera o mercado em 2011, alcançando um crescimento significativo, como tem feito nos últimos cinco anos. Como resultado, a Apple tornou-se o maior cliente dos fabricantes de chips semicondutores em 2011, subindo dois lugares no ranking, desde 2010.

A Apple conquistou uma fatia muito maior do mercado de smartphones e sua vendas de tablets também foram um grande sucesso em 2011. Enquanto os preços das DRAMs caíram drasticamente em 2011 e muitos fabricantes de PCs diminuíram sua demanda por semicondutores, o sucesso do MacBook Air da Apple tornou possível aumentar a demanda por chips semicondutores até mesmo em sua linha de desktops.

No related posts.

Sem comentários para “Apple se torna o maior comprador de semicondutores em 2011”

Comentários