Realidade Aumentada

Realidade Aumentada é definida normalmente como a sobreposição de objetos virtuais, gerados por computador, em um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico, seja ele um computador, um tablet, um celular ou uma televisão.

Seu funcionamento depende do acesso à câmera do dispositivo, que capta o ambiente onde será projetada a sobreposição e, geralmente, de uma marca (conhecida como “tag”), que é reconhecida e mapeada pelo dispositivo, acionando conteúdo previamente programado.
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Na sua forma mais comum e conhecida, tem sido utilizada na divulgação de marcas e produtos dos mais diversos, via hotsites, onde o usuário podia posicionar uma determinada marca diante de sua webcam e assistir ao conteúdo disparado pela aplicação, que pode ser composto por imagens, vídeos, animações, modelos 3D, jogos, links, etc.
Já em dispositivos móveis, a realidade aumentada também tem sido utilizada em aplicativos que trabalham em conjunto com a câmera, bússola e até mesmo o GPS, servindo como indicadores de bares, restaurantes, bancos, postos de gasolina, farmácias, etc.
O usuário aciona o aplicativo, aponta para qualquer direção e tem o conteúdo mostrado na tela de seu aparelho, sobreposto à imagem da câmera.
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A FutureLab foi pioneira no país a comercializar realidade aumentada. Foi uma das primeiras a desenvolver a tecnologia e aplicá-la no mercado de entretenimento e propaganda, com clientes inovadores que pratrocinaram a novidade e proporcionaram a seus clientes experiências nunca antes vistas.
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Atualmente, a FutureLab tem a maior base instalada de aplicações de realidade aumentada do país. Confira alguns exemplos de cases reais:

- Revista Veja Especial da Copa – Realidade Aumentada com múltiplas marcas
- Malhação (Rede Globo) – Realidade Aumentada
- Royal Caribbean – Realidade Aumentada
- Novela Araguaia – Realidade Aumentada
- Submarino – Galeria de arte
- Pernambucanas – Realidade Aumentada
- Capa da revista Veja de junho de 2010 – Realidade Aumentada
- Equipamed – Realidade aumentada, detecção de movimento e vídeo controlado
- Suhai – Exposec 2010
- Trama cenografia – Realidade Aumentada
- G Magazine – Realidade Aumentada
- Bio Ritmo – Realidade Aumentada
- Ibope – Detecção de Movimento e Realidade Aumentada
- Tabacaria Caruso – Realidade Aumentada
- Folha de São Paulo – Realidade Aumentada
- Urbano (Multishow) – Realidade Aumentada
- Dalutex – Realidade Aumentada
- Cannes – Realidade Aumentada
- Playboy – Realidade Aumentada
- Dalutex – Tecido em 3D
- ONG Florescer – Realidade Aumentada
- Brazil Promotion – Realidade Aumentada em 360˚
- Nespresso – Adicione sabor ao seu café da manhã
- Folha de São Paulo – Realidade aumentada e qr code

Leia as matérias da FutureLab na mídia:
- Revista Veja
- Revista Making of
- Maximídia 2009
- Revista Promo Insights
- Brazil Promotion 2010
- Folha de São Paulo
- Urbano (Multishow)
- TriArts – New Media
- SBT manhã