Realidade Virtual

Realidade virtual consiste em transportar o usuário para um ambiente criado artificialmente, ou seja, virtual, onde ele pode navegar, executar tarefas e comandos e experimentar realidades alternativas, seja com o intuito de trabalhar, estudar ou se divertir.
O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário.

Para a criação da sensação de realidade virtual são necessários alguns dispositivos como, por exemplo, óculos imersivos, que projetam o ambiente virtual em frente os olhos do usuário. Ambientes tridimensionais modelados em softwares específicos são muito utilizados, limitando as possibilidades de criação apenas à imaginação de seu criador.
Outro recurso muito usado para ampliar o realismo de um ambiente virtual é o head tracking, ou rastreamento dos movimentos da cabeça, em tempo real, transmitidos ao aplicativo.
realidade_virtual

A FutureLab faz diversas pesquisas sobre o desenvolvimento de realidade virtual no país. Acompanha de perto o trabalho de pesquisadores do mundo todo nesse segmento, importa equipamentos para testes e valida diversas ferramentas do mercado para oferecer a nossos clientes o que existe de mais avançado nessa área.

Conheça alguns exemplos:
- Unity 3D – Uma plataforma, muitas possibilidades
- Óculos virtuais + head tracking – Visita imersiva
- Realidade virtual + Wiimote
- Mantecorp – vídeo em 3D anáglifo
- Unity 3D + Kinect
- Unity + Infinity Touch = tour 3D em 62 polegadas
- Pesquisa e desenvolvimento – 3D anáglifo
- Mundo 3D- Terceira Dimensão
- Túnel 3D
- Aplicações em 3D – imersividade e interatividade, combinadas
- Navegação imersiva – Imóveis decorados
- Detecção de face + ambiente 3D